terça-feira, 19 de abril de 2011

Terapia

Cheguei a conclusão que agora preciso focar minha terapia no fato de ter parado de emagrecer.

Em estar me defendendo de alguma coisa com a gordura. Eu me lembro que meu grande motivador foi ver minha mãe sofrendo por causa das doenças causadas pelo peso. Mas agora eu não sei, não consigo seguir em frente. Questionei a minha terapeuta como funciona a terapia para pacientes que tem interesse em fazer ou já são gastroplastizados, e ela me disse que é uma reconstrução, um reencontro com o meu eu e com os medos.

Daí eis que chego em casa e agora temos vários desses programas de colecionadores compulsivos, e de repente, vc percebe que se não tratar, não enfrentar de frente esses problemas, a sua desorganização temporária pode virar um escudo para seus medos e angústias.

Me lembro que quando estava na crise da depressão meu tio um dia olhou para minha mesa de trabalho, onde havia uma pilha de papel maior que o monitor e disse: "Aqui está a sua doença e posso ver que ela é enorme!" E hoje vejo a pura verdade disso.

Claro que não sou um caso desesperado como os das séries, mas eu guardo coisas demais, esqueço de grande parte das coisas que tenho, acho que tudo, um dia, pode ter utilidade e cada vez que enfrento essa papelada tenho vontade de me esconder embaixo do edredon.


Querem um  exemplo bobo? Eu tinha um saco de Bobs, bobs de cabelo, daqueles antigos grandões, que minha mãe usava e eu NUNCA me dei ao trabalho de usar, justamente por achar um trabalho louco....E esse saco de bobs estavam ocupando um precioso espaço do meu armário. Há tempos que olhava para essa sacola e dizia: "Vou dar fim a você!" Mas jogar no lixo algo que alguém pode usar me parte o coração e é minha maior desculpa.

Daí, eu já tinha oferecido os bobs para uma moça de um salão aqui perto de casa e hoje ía fazer uma coisa nada a ver na rua, mas quando já estava na rua, eu voltei em casa, peguei o saco e levei para ela. Gente fiquei tão feliz e isso representou tanto que eu merecia um prêmio.

Isso se aplica a outras coisas também. Minha terapeuta quase teve um filho pela boca quando descobriu que ainda não me desfiz das minhas roupas de gorda. Não, eu não pretendo engordar, mas fico achando que de uma forma ou de outra vou precisar delas em algum momento.

Quando minha avó morreu, demos o conteúdo de DOIS armários de 8 portas e ainda tem coisas que eram delas no meu armário, que é um dos armários dela. Mas eu não consigo ocupar só um armário, ocupo um armário e meio e mais uma cômoda...preciso, preciso, preciso reduzir não só minha gordura, mas essa quantidade de coisas.

Hoje, numa separação rápida tirei 3 sacolas de lixo da sala, papéis sem utilidade que eu jurava que consultaria, mas que faziam pelo menos 10 anos que não precisava deles.

Gente...isso é bem mais difícil do que parece...eu fico desnorteada e esgotada depois de uma arrumação dessas. E por isso queria escrever para vocês isso, para admitir, por escrito que tenho um problema em me desfazer de coisas.

Uma alternativa que encontrei foi presentear várias pessoas com objetos que não tenho coragem de me desfazer. Uma pulseira, um cordão, uma estola....etc...etc...

Para que vocês tenham uma idéia, só essa semana:
- 1 creme de cabelo para fisioterapeuta;
- 2 agendas para meu sobrinho
- 1 bola de beach soccer para meu cunhado
- etc...etc..
para o centro espiritualista que vou, a três semanas que cada vez que vou levo 4 sacolas enormes.

Ai ai ai

-------

E por falar nisso quero ajuda de vocês pois preciso me desfazer de livros e de uma coleção de selos...Alguém sabe quem compra? No Rio de Janeiro ou em Niterói?

E adoraria dizer para vocês que arrumei a sala e meu guarda roupa amanhã...afinal é fim de férias...

bjks

Um comentário:

  1. Oi minha querida Amiga!!!

    Nossa! Você não tem noção de como esse seu post mexeu comigo.
    Você me descreveu!
    Sou exatamente assim! Tenho milhares de coisas e nem sei o que tenho, mas não consigo me desfazer delas. Meus guarda roupas estão lotados de roupas que não me servem, que tenho certeza que nunca irei usar, mas não consigo me desfazer.

    Devo ter uns 10 pares de sapatos que nunca usei! Aliás... Nem sei pq comprei e não dou, não uso... E eles estão lá guardados!!!

    Sinto que preciso me desfazer das coisas. Sair o velho para entrar o novo! Quero mudanças na minha vida e sei que isso vai me ajudar muito.

    Amiga, vamos em frente, pois tenho a certeza que vamos vencer!!!

    Bjos e fique com Deus!

    ResponderExcluir