domingo, 3 de junho de 2012

Derrotada? Será mesmo?

Estou a alguns dias querendo postar, mas falta tempo, falta foco, falta vergonha na cara!

Perdi tanto peso, agora engordei de novo e estou com 118,3kg, acho que a primeira coisa que preciso fazer é ser honesta e contar isso para vocês, porque assim eu leio, eu interiorizo isso, eu lembro que já fui capaz de ter menos e que depende de mim e da minha atitude diariamente, cada momento, cada refeição, ser mais saudável.

Estava muito triste, dois meses de nutricionista, "achando" que estava fazendo meu melhor e quando me pesei tinha engordado 500g. Fiquei arrasada, tive uma crise de choro na frente da nutricionista e me desesperei. Mas sabia que a responsabilidade pelo peso que eu tenho hoje e por mudar é toda minha. Mas sabe quando você não sabe por onde começar?

Daí ela pediu para eu voltar em uma semana com um diário alimentar e eu quase "amarelei", eu estava triste e arrasada e comi a beça, mas me forcei a anotar tudinho, a ser honesta e percebi que mesmo em dias que eu achava que estava fazendo tudo certinho, mesmo em dias que eu sentia fome, eu fugia em alguma coisa na dieta. E essas pequenas concessões foram que me engordaram.

Que coisa incrível! Eu estava comendo menos da metada do que eu comia e ainda assim ganhei 500g!!! Meu Deus como eu comia!

E uma semana depois, quinta-feira passada, eu voltei na nutricionista e tinha perdido 600g. Em uma semana o saldo de dois meses que era negativo em 500g, ficou positivo em 100g. Mas a verdade é que todo gordo sabe que essa variação tão pequena pode ser pela roupa, pela alimentação do dia, por bebidas e até por um xixizinho!  Mas precisava me agarrar nisso para continuar, preciso me lembrar que eu sou capaz!

E é engraçado ver que grande parte das meninas que faziam blog na época que eu comecei, hoje já perderam tanto peso e eu me sinto uma fraca.

Mas cada um é cada um, né?

E sabe o que me mata? Ouvir as pessoas, me olhando com pena, me dizendo que eu sou bonita e que deveria fazer a cirurgia bariátrica. Alguém pode respeitar o fato de que eu tenho medo, de que eu não quero?

Não, todo mundo na verdade acha que sabe a solução para os meus problemas alimentares.

Sentei e conversei com meu namorado, nossos planos são de ter um filho daqui a um ano e meio. E ou eu firmo na dieta, ou não vai ser possível, pois não tenho saúde hoje para engravidar! E se eu optasse pela bariátrica ficaria mais dois anos esperando até poder engravidar.

Ele está com medo de que minha preocupação seja emagrecer para engravidar e depois engorde tudo de novo, mas a verdade é que eu também preciso estar magra para ser capaz de cuidar e curtir um filho!

Daí hoje entrei para postar, mas antes parei e li o último post da Paty (http://emagrecendodebemcomavida.blogspot.com.br/2012/06/d-e-s-b-f-o.html?showComment=1338736426279#c3621219337079355153) e pensei: Nossa, é isso! Eu não sou a única, eu não sou uma derrotada, e eu também sou capaz! O post dela é basicamente o que eu queria dizer para vocês!

E concordo parcialmente com essa coisa de que namorar engorda, engorda porque a gente acorda tarde, fica vendo televisão agarradinho e vai para cozinha fazer guloseimas ou sai para comer, ao invés de acordar cedo, ir fazer algum exercício e comer melhor. Mas acredito firmemente que podemos inverter isso, porque não quero acreditar que tenho que ficar sozinha para ser capaz de cuidar de mim.

Novidade também é que parei minha terapia por um tempo, fiquei arrasada e muito magoada com minha terapeuta quando ela me disse que eu deveria reconsiderar minha vontade de ser mãe  e que eu deveria considerar seriamente a hipótese de fazer a bariátrica. Desculpe, mas quem tem que decidir isso sou eu. E não gostei da insinuação de que não vou ser boa mãe!

Ah! Ganhei dois gatos, semana passada, um adulto com labirintite e um filhote! E eles estão me obrigando a me movimentar, porque tenho que limpar a casa todo dia, passar pano e tal, porque eles ainda estão se acostumando com a casa, com a caixa de areia e tudo mais e a casa fica em petição de miséria! Que bom, né? Eles são lindos! São o Greg e o Frank House! Depois posto fotos.

E desde a quinta, estou sendo mais ríigida comigo e tentando me movimentar ao máximo. Quero chegar a acordar mais cedo e pedalar. Criar hábitos!




10 comentários:

  1. Querida Hexer! Sim! você não eh a unica e não deixe que ninguem venha ditar as regras na sua vida, eu ja emagreci, engordei de novo, agora estou na academia e voltei a R.A. Gosto muito de pessoas sinceras como você, realmente não eh facil emagrecer, fazer concessoes, renunciar, ceder mas, pelo seu futuro, pela sua saude, pelo amor que você tem pelo seu namorado e por si mesma, tera de o fazer. Sim! mudar os habitos eh de fato uma excelente alternativa para conseguir atingir os seus objetivos. E tente ao fim do dia fazer um balanço de tudo o que fez em prol destes objetivos e este balanço deve ser positivo na maioria das vezes e no dia que não for, reflita sobre o que te deixou mal, mas supere, para que isso não se arraste atraves dos dias e faça você perder o rumo, porque eu sei que nos deixamos levar pelo stress, aborrecimentos, enfim...todas essas coisas que nos afetam.
    Por favor, transforme novamente o seu blog no seu DIARIO e venha aqui compartilhar isso conosco. Um grande beijo!!!! Você não estah sozinha!

    ResponderExcluir
  2. gente, que absurdo! jamais que um psicólogo pode praticamente impor o que ele acha certo pra um cliente! em qualquer terapia boa, se a pessoa não está prestes a cometer suicídio, todas as conclusões são tiradas pelo paciente. o profissional só organiza os pensamentos que o próprio paciente já externalizou e o faz pensar em cima do que ele próprio já disse. muitas vezes até acontece de o psicólogo saber o que o cliente deve fazer, mas ele não fala pq esse processo é parte do tratamento e não pode ser imposto.

    deixo aqui um texto que acho bem esclarecedor sobre dietas restritivas: http://emagrecerdevez.com/saiba-por-que-95-das-dietas-falham

    vai dar certo, sim, um dia de cada vez!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu cantinho.
    Voltarei sempre!
    É isso aí, força!
    Juntas venceremos!!!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oiii flor... pois é.. sou da época q tu montou e blog e se isso te ajuda tbm não emgraci nada, pelo contrario até engordei hehehhee...
    Mas não se culpe nem se ache horrorosa ou coisa assom... estou tentando de novo, confesso que dessa vz nem tãooo preocupada assim, mas to fazendo meu possivel.. tbm tenho feito caminhadas.. se movimentar faz bem amiga, nem q seja dançando na frente do radio ou dvd... faz alguma coisa, dança, caminha, pelada, faz academia.. sei la qualquer coisa q vc se sinta a vontade sabe.. fazer as coisas por obrigação tbm não dá certo.
    Quanto a bariátrica.. se informa, tem outras técnicas agora... me parece q tem a redução de estomago e tem outra q é menos dificil... apesar de ter pós operatório tbm neh.. mas as vzs temos q fazer alguns esforços pra chegar no nosso ideal.
    Não estou dizendo pra ti fazer, mas só pra ti ver essas putras opções de cirurgia q tem atualmente.
    Não vou te dizer pra repensar na ideia de ser mãe, até porq é meu grande sonho tbm.. mas derrepente, se for pro teu bem adiar um pouquinho, pra tua saúde e pra tu se sentir bem com o bebe não vai fazer mal.. Veja bem, não estou te julgando tah não fica braba comigo.. mas tu sabe que em uma gravidez quem tem facilidade de engordar engorda muito mais facilmente neh.. então se reeduque primeiro, faça RA, faça exercicio ou se precisar faça alguma cirurgia, mas faça por ti e tbm pelo bb q vc quer tanto ter e não pelos outros q falam isso ou akilo de ti.. faça por ti! bjokasss fica bemm

    ResponderExcluir
  5. É isso aí querida, NÃO somos derrotadas mesmo! Temos altos e baixos né?
    E olha, todo dia tem alguém falando pra eu fazer a bariátrica tbém!!! Eu simplesmente dou um sorriso e não respondo nada.
    Enquanto vc acreditar que vc pode ser ela, não se entregue a ela. Faça R.A, dê o seu melhor ! Fazer a bariátrica não torna nada mais fácil, aliás, é tão sofrida quanto fazer R.A (na minha opinião) e também não é garantia de emagrecimento permanente!
    Vamos seguir firmes, com nossos altos e baixos, sempre firmes!!
    Ah, eu tbém tenho gatos, na verdade, duas gatas ! Gatos são adoráveis e vc vai gostar muito!
    boa sorte com os seus, eles já tem nome?
    bjão e até mais

    ResponderExcluir
  6. oi querida
    que bom que está de volta
    sempre passo por aqui só para matar a saudade
    olha isso q sua psicologa fez é falta de ética profissional... fiquei chocada com a postura dela.
    Mais que bom que vc tem vontade propria e sei que vc consegue chegar onde quiser rs
    Olha eu tbm tenho um gatinho que amooo demais rsrs como viver sem esses seres tão lindos?
    Boa semana
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Ei flor! Conheci seu blog andando por aí visitando minhas amigas.
    Seu título me chamou atenção.
    Respeito sua opinião e não estou aqui querendo mudá-la.
    Só peço licença para expor a minha, pois eu era assim como você.
    Logo, também não estou dizendo que você não conseguirá sozinha, de maneira alguma, por favor não me julgue mal...
    Se você disse que consegue, e se realmente acredita nisso, conseguirá. Pois se empenhará pra isso.
    Eu não consegui... Tentei de tudo, RA, Vigilantes do peso, academia, acupuntura, dietas da moda, até simpatia se bobear, a questão é que eu não conseguia mais sozinha, emagrecia 5 com dificuldade e devagarinho engordava 1, depois meio quilo... e quando via, já eram 10.Já tenho um filho, que precisa de atenção, cuidados, disposição, e estava em um ponto que nem isso tinha, disposição para cuidar do meu filho.
    Por mais que tentasse me arrumar, não conseguia, nada ficava bonito, nada me servia, a grande verdade é que eu não encontrava nem algo pra comprar. As lojas não tem nada que favoreça um obeso, nem o provador ajuda... Lojas de tamanhos especiais, pegam um tecido colocam um buraco para a cabeça, dois para os braços e vendem por um absurdo,como se obeso não tivesse direito nem de comprar uma roupa bonita.Cansei tanto disso, cansei tanto de não aguentar sair, de perder o fôlego durante o sexo, de não poder nem brincar com meu pequeno, de passar dias controlando tudo o que comia e de ver que quando subia na balança, nem diferença isso fazer, que apelei...
    Fiz a bariátrica!!!! Enfrentei meus medos e todos os meus preconceitos e fiz!! Não me sinto uma derrotada, me sinto uma vencedora. Hoje estou magra, me sinto bonita, tenho disposição, mas o mais importante de tudo, tenho saúde, muita saúde, e com isso, tenho muita qualidade de vida...
    Pq estou te dizendo isso?? Me perdoe, mais uma vez digo que não tenho nada a ver com sua vida, nem estou te criticando, somente dizendo que se um dia, optar pela bariátrica, não pense que será uma derrotada, mas sim que será uma vencedora. Estará admitindo que sozinha não deu conta e isso não é vergonha nenhuma, pedir ajuda não é vergonha, é coragem.Se meu comentário te ofender peço desculpas desde já e peço também que o apague, mas minha intenção do fundo do coração não é essa.
    Se quiser conhecer a minha história,está toda no meu blog, com fotos e todos os detalhes. Escrevi um livro sobre o assunto,(vida de borboleta) mas ainda não foi publicado, só no fim do ano!
    Mais uma vez me perdoe pela invasão. Bom final de semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lu,
      seu comentário não me ofendeu de maneira alguma! Ao contrário, é muito emocionante. Obrigada!
      E eu não acho quem faz a bariátrica uma perdedora, eu só não estou pronta, não tenho fibras e nem cabeça para isso. Mas adorei seu relato e vou te visitar no blog com certeza.
      bjs

      Excluir
  8. Oi Querida Amiga!

    Saudade de você.. Faz tanto tempo que não conversamos...
    Como estão as coisas por aí?
    Estava relendo o seu post e revivi a minha história.Sempre quis ser mãe! Um dia passando na minha GO disse que precisava emagrecer para engravidar e ela me disse que não. Que se eu sempre fui gordinha, o meu corpo estava acostumado com o meu peso. Fiquei com aquilo na cabeça e vi uma luz no fim do túnel.
    Casei obesa e engravidei com 107kg. Logo de cara a minha glicose já estava alterada e com a gravidez foi aumentando bastante. De início ela me proibiu de tudo e falou de todos os riscos que o meu bebê teria se a glicose alterasse, inclusive que o bebê ficaria na UTI, etc, etc, etc. Fiquei apavorada!!! Segui tudo à risca o que ela me falou, fiz acompanhamento com uma endócrina e sabe qual foi o resultado? Uma bebê linda e saudável e 10 quilos a menos no final da gravidez.
    Você pode ter certeza que quando a saúde do seu filho está em jogo, você abraça qualquer coisa para que tudo dê certo.
    Se o seu sonho é ser mãe, pode ter certeza que é possível.

    Torço muito por você!

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá. Comecei agora o meu blog... Tenho 21 anos, 1,65 de altura e peso 125kg... Eu tento fazer dieta mas é muito difícil para mim aguentar. Não sou suficientemente forte a nível psicológico. Tem alguma dica que possa ajudar-me? Quero muito mudar isto...

    http://xxxlmiss.blogspot.pt

    ResponderExcluir