terça-feira, 22 de setembro de 2015

O que mudou com a Quimio?

O que muda com a quimio?

Não posso comer nada cru, frutas só de casca grossa e bem lavadas. Nada de crustáceos e nada mal passado. Evitar comer na rua...Não pode bebida alcóolica.

Isso é um desafio, toda hora me percebo pegando alguma coisa que não posso comer ou beber...A gente esquece por exemplo que suco é de fruta, então se for natural (o que meu organismo reconhece como melhor) eu não posso tomar. Tenho preferido água a sucos industrializados.

Ando com uma capa de protetor solar, pois a medicação gera manchas na pele.  Não posso pegar sol e mesmo em casa, só com protetor. Comecei com um Neutrogena fator 60, mas estava queimando a pele do meu rosto, aí fui para um La Roche Posay fator 30. O oncologista, Dr. Mora, me explicou que o fator mais forte podia gerar o incômodo na pele e não necessariamente trazia mais proteção. Estou usando também um protetor solar para os lábios que tem me ajudado muito. Melhor inclusive que só o hidratante labial que não estava evitando as rachaduras.

Não posso alisar o cabelo e nem cutilar a unha, o cabelo por conta da sensibilidade da pele e a unha pela chance de infecção. O cabelo está horrível...rsrsrs e a unha, estou usando os cremes para cutículas da Avon e da Granado. Mantenho também com base, o que dá certa dignidade.

Faço exames de sangue antes de cada ciclo para checar como anda meu organismo e até agora, tudo bem!

Preciso beber muita água! Preciso me vigiar!

Meu peso não mudou, nem pra cima, nem para baixo. Fui ao acompanhamento da cirurgia bariátrica e ela disse que nosso objetivo durante o tratamento era manter o peso (90kg). Inclusive me receitou um ansiolítico.

E o oncologista suspendeu o ácido fólico que eu estava tomando como preparação para engravidar e o multivitamínico que eu tomava. Pois o ácido fólico interfere na ação do MTX. A médica que me acompanha, referente a cirurgia, pediu para que eu refizesse todos os exames de acompanhamento e disse que enquanto os exames ficam prontos, ela pesquisaria um outro suplemento.

Mas pelo andar da carruagem, nem precisarei de um medicamento especial, pois logo logo acabará a quimio.

Estou me alimentando melhor, depois do ansiolítico parei com a boca nervosa, mas sinto muita falta das frutas e das saladas.

Estou evitando coisas industrializadas também.



Nenhum comentário:

Postar um comentário